O que é preciso para desenvolver jogos?

From USPGameDev Wiki
Jump to navigation Jump to search

Organizamos nesse artigo uma série de informações e dicas para quem tiver interesse em seguir a carreira de desnvolvimento de jogos.

Áreas de trabalho

Existem três grandes áreas de trabalho no desenvolvimento de um jogo: programação, arte e design. A seguir são explicadas cada uma delas, quais os cursos universitários de graduação recomendados e o que estudar. Mas sempre cabe ao interessado descobrir sua afinidade, isso é, aquilo que faz melhor e com o que se identifica mais. Também nada impede de se dedicar a uma área mas estudar ou praticar outras habilidades. No grupo, nós já tivemos alunos de computação, engenharia, fisica, matemática, design, audiovisual, administração, arquitetura e até mesmo ciencias sociais!

Programação
O papel do programador é desenvolver programas que façam o jogo funcionar, desde ferramentas de desenvolvimento até o jogo em si.
Graduação recomendada: Ciência da Computação (USP, UNICAMP, UFSCAR, dentre outras) ou Engenharia da Computação (Poli-USP). Também há cursos de Sistemas da Informação (EACH-USP), mas recomendamos um das anteriores.
Arte
Os artistas elaboraram a arte do jogo, como gráficos, modelos 3D, músicas, efeitos sonoros, roteiro, animações, etc. Obviamente, cada artista tem suas especialidades, sendo tipicamente necessário artistas de diversos tipos no desenvolvimento de um jogo.
Graduação recomendada: A que corresponder à especialidade artística desejada. Por exemplo: Artes Plásticas para desenho e modelagem, Música para trilhas sonoras; ou Letras para roteiro. Audiovisual é uma possibilidade também. Em geral, todas as faculdade públicas mais famosas oferecem esses cursos. Mas vale lembrar que em geral cursos em artes exigem uma prova específica no vestibular.
Design
Por fim, designers são responsáveis por projetar e especificar o jogo, desde a temática e as mecânicas até o design de cada fase, inimigo, item, personagem, etc. Precisa conseguir conciliar a arte com a programação, assim como o conteúdo em si do jogo, de maneira que ele se torne agradável, balanceado e, é claro, divertido. Na verdade, qualquer um envolvido com a concepção do jogo estará atuando como Game Designer, então não é estritamente necessário ter um curso superior especificamente nessa área para trabalhar nela.
Graduação recomendada: Se o interesse for realmente se especializar em design, é possível fazer um curso voltado para Design em geral (tem um na USP, mas não sei se outras faculdade públicas têm também) ou específico para Design de Games (não tem na USP, mas tem na Anhembi Morumbi, no Senac e em outras faculdades privadas).

Outras fontes

  • Quando lhe perguntaram em uma entrevista "qual dica você daria para quem quer começar a estudar desenvolvimento de jogos, mas ainda não se decidiu por programação, arte ou design?", Saulo Camarotti - o CEO da Behold Studios, que desenvolveu jogos multinacionais como Knights of Pen and Paper - disse:
Eu comecei fazendo um pouco de tudo, e aprendi a descobrir qual seria o meu talento verdadeiro. Apesar de amar arte, e ficar vislumbrado com animações 2D e 3D, sei que essa admiração não me torna um bom artista. Mas descobri que sou excelente programador, e quando comecei a estudar me encontrei, pois sei que estou usando meu talento nessa tarefa de codificar. Acho que todo mundo tem que descobrir seu verdadeiro talento ou vocação, e não simplesmente ir atrás do que gosta mais. Quando você se encontra, o gostar também aparece. E melhor de tudo, você começa a fazer o que lhe cabe fazer.
Com relação ao estudo, eu aconselho fazer cursos específicos, e evitar os cursos genéricos. Por exemplo, é melhor fazer Ciência da Computação e aprender verdadeiramente a programa, do que fazer Jogos Digitais, aprender de tudo e sair sem saber fazer nada. Também vale para Arte Digital, Desenho Industrial, Artes Plásticas, etc. Agora, se o talento é desenvolver narrativas, mecânicas, entender balanceamento, e ter a visão do todo, acho que o curso de Design de Jogos pode ser muito bom também. O Aluno faz o Curso.
(fonte: gamedeveloper.com)