Game Jam

From USPGameDev Wiki
Jump to navigation Jump to search
Global Game Jam 2017

Game Jams são hackathons para jogos, isto é, maratonas de desenvolvimento de jogos. É um evento onde equipes de desenvolvedores têm um tempo bastante restrito (comumente 48 ou 72 horas) para projetar, implementar e submeter um jogo (ou mais) para a organização, em geral com base em um tema divulgado na primeira hora. Diferentemente de hackathons convencionais, game jams buscam muito mais prover um espaço de aprendizado e experimentação do que de competição, embora haja jams com premiações não-remuneradas.

Características gerais

TODO

Jams que o USPGameDev costuma participar

Global Game Jam

Ludum Dare

Livre Game Jam

Game Off

Tarefas dos organizadores

TODO

Dicas para participantes

Se você vai participar de um Jam no USPGameDev, sugerimos conferir a lista de dicas abaixo, principalmente se for a sua primeira jam.

Como fazemos

Para ficar fácil, vamos começar logo de cara com a dica mais importante.

NÃO FIQUE TRABALHANDO DIRETO A JAM INTEIRA

Na comunidade de jammers já é sabido que dormir, comer, descansar e cuidar da saúde e da higiene durante as jams é FUNDAMENTAL. É sério. Já sentimos isso na pele.

Portanto, o que SUGERIMOS é:

  1. Chegar para a divulgação do tema, que é quando fazemos o brainstorm para escolher o jogo
  2. Já que vai em geral começa no final do dia, emendar com o segundo
  3. Ir para casa e dormir no segundo dia a noite, voltar no terceiro
  4. Se for de 72 horas, ir para casa e dormir no terceiro dia à noite de novo, voltar na quarto
  5. Terminar o jogo até a tarde do último dia, corrigir bugs e subir uma ou duas horas antes do prazo

Obviamente, nem todo mundo pode ficar todo esse tempo na jam, mas não tem problema. O mais legal é estar no começo para participar da ideia do jogo, o resto a gente se organiza e divide as tarefas como puder.

Onde fazemos

Só se aplica às jams sediadas na USP (GGJ e Ludum Dare). Nós ficamos no Laboratório de Extensão (sala 16) do Centro de Competência em Software Livre do Instituto de Matemática e Estatística da USP, que é o laboratório onde normalmente trabalhamos no dia-a-dia.

Se o ofício para a direção foi devidamente entregue para a direção do IME, temos permissão para passar a noite lá. Há a possibilidade de usar o auditório como sala de dormir e o prédio tem chuveiro no segundo andar. Fora isso, contamos com frigobar, microondas, máquina de café, sanduicheira e forno elétrico (sem brincadeira).

O que sugerimos levar

Não se limitem pelo que listamos aqui, muito provavelmente esquecemos alguma coisa.

Materiais de trabalho

Depende do que você pretende fazer, mas recomendo pelo menos um computador e coisas de escrever. No Lab temos 7 computadores disponíveis. Na dúvida, se puder, traga seu próprio equipamento.

Além disso, quem puder, leve extensões, benjamins, adaptadores de tomada e carregadores de celular extras.

Alguma coisa para dormir

Travesseiros, sacos de dormir, cobertores, etc.

Itens pessoais

Coisas para higiene, uma troca de roupas, alguma tranqueira para comer, remédios, etc. Cuidado para não passarem mal, sério.

O que comemos

Em geral, comemos pelo menos uma refeição normal por dia. Encomendamos uma pizza no segundo dia e almoçamos fora no terceiro, por exemplo. É importante não se sustentar só de porcarias.

O que deixamos preparado

Tem algumas coisas que é bom já deixar feito antes da jam:

  1. Cadastrar-se no site organizador da jam (se houver)
  2. Instalar e testar todas as tecnologias que serão usadas (engines, processador de imagens, sequenciador musical, etc.)
  3. Acompanhar as notícias do evento