RTS de Piratas

From USPGameDev Wiki
Jump to: navigation, search

Brainstorming antigo

Esta idéia foi uma das 4 selecionadas para serem discutidas em mais profundidade em 20/05/11. O brainstorming e descrição antigos foram movidos para a seguinte página:

RTS de Piratas/Old

(Para desenvolvedores) Além disso vale a pena dar uma olhada na discussão sobre esta idéia no fórum

Definição do Jogo

A idéia é criar um RTS que enfatize mobilidade (removendo ao máximo a noção de território), com controle de poucas unidades (alguns navios), onde um dos navios é principal, aquele onde o jogador - o capitão da frota - está. Com isto pretendemos criar um RTS bastante "micro-intensive" - focando em manobras e escolha de alvos, e um mundo expansivo e dinamico para o jogador interagir com.

A ambientação... ainda não foi decidida, mas parece estar pendendo para algo caricaturizado. Com certeza não será um mundo completamente real.

O jogo deve ser capaz de suportar tanto um modo single player quanto multiplayer.

Concept Art

RTS de Piratas/Concept Art

Elementos do Jogo

Recursos

Simplificados, vão ser divididos em apenas três (ou quatro) unidades:

  • Tesouro - que abstraem materiais/dinheiro, te permitem comprar coisas e upgradar coisas.
  • Rum - que abstraem mantimentos
  • Piratas (talvez) - dependendo se estes forem unidades ou não, de alguma forma precisam existir no jogo.
  • Reputação - o quanto você é conhecido no mundo. O elemento que faz o que um "território" faria pelo jogador neste jogo.

Todos os recursos físicos precisam surtir efeitos de existir físicamente no jogo, não são apenas abstrações em um contador. Por exemplo: seu tesouro e rum precisa estar guardado efetivamente em algum lugar, seja ele no seu barco ou enterrado em algum lugar.

A maioria dos recursos é conseguida através de pilhagens de rotas de troca, cidades, de batalhas vencidas, e de roubos de tesouros escondidos.

Reputação

Aumenta conforme você faz feitos notáveis pelo mundo, permite mais facilidade de pilhar recursos (menos chance de contra-atacarem ao invés de simplesmente entregarem o tesouro), permite que você tenha mais piratas sob seu comando (sem carisma há risco de motim). Em compensação, ela faz a marinha te procurar e te atacar mais intensamente - ou seja - aumentar muito sua reputação com meios que usam poucos recursos pode ser arriscado pois você talvez não consiga mantê-la sem morrer.

Tesouro escondido e Mapas do Tesouro

Pode vir a ser necessário (talvez obrigatório para melhorar sua reputação) você esconder boa parte do seu tesouro e rum, pois este não cabe nos seus navios. A idéia é que o mundo será bastante grande, com várias possibilidades de locais para esconder o tesouro. Ao criar um stash, você cria automaticamente um mapa do tesouro, que deve ficar guardado em um de seus navios. O mapa indica o lugar no mundo onde o tesouro se encontra, e sem ele você demora um certo tempo vasculhando o local para encontrar o tesouro, mesmo que você se lembre de memória onde ele está enterrado.

Ao saquearem seu barco, é possível que roubem seu mapa do tesouro.

Barcos

Unidade de controle principal do jogo, devem ser bastante complexos. Comportam capacidade de pessoas, de armas, e de carga / loot / munições de armas especiais (talvez) - ainda não está decidido o sistema de controle sobre isso, mas a idéia é escolher o mais conveniente para o jogo dentre: um sistema de slots, ou então de peso+volume, ou finalmente algo mais sofisticado, parecido com o backpack de Diablo 2.

Seu barco principal é de certa forma uma "base móvel", que você deve manter vivo, mas que é tipicamente mais forte ou mais versátil que seus outros barcos.

A idéia também é que sua frota seja relativamente pequena. Nenhum número fixo foi decidido ainda, mas não deve de forma alguma passar dos limites de 3 a 20 no máximo de barcos.

Movimento

Baseado no mouse, tendo selecionado um ou um conjunto de barcos, um clique define um destino, segurando e arrastando antes de soltar você define o sentido e velocidade que quer ter ao chegar no ponto de destino. Ao fazer isso o jogo mostra um tracejado com o itinerário do(s) barcos, ou então aviza de alguma forma que o destino é impossível.

Armas e Upgrades

Barcos terão canhões "comuns" capazes de atirar sempre (munição infinita). Você poderá upgradeá-los e também comprar canhões especiais que necessitam de munição especial e têm um cooldown entre usos. Upgrades ocorreriam principalmente em portos piratas.

Ataque e Dano

Janelas de canhões são posicionados de uma forma particular nos navios, logo os navios só atiram nessas direções. Isto é importante para que sejam necessárias manobras marítimas.

O dano será segmentar, algumas idéias de segmentos seriam Velas, Mastros, Casco, Armas.

Haverá um sistema de abordagem de navios, ainda não foi decidido qual sistema usaremos exatamente (talvez algo parecido com o sistema de captura de pokémons com pokébolas).

Mundo e Terreno

Aqui vai uma lista de features do mundo e terreno que foram cogitadas:

Naturais

  • Monstros em áreas submersas profundas
  • Mundo esférico
  • Correntes marítimas e de vento
  • Tempestades (intermitentes, com lugares lugares mais propícios)
Tempestades causam danos aos barcos, e diminuem / bloqueiam o campo de visão.
Além disso podem ocorrer plots e sub-plots relacionados a tempestades, como por exemplo existir um monstro a ser vencido gerando uma tal tempestade. Isto aumentaria a "Reputação" do jogador.
  • Neblina
  • Tufões
  • Redemoinhos
  • Recifes de Coral

Sociais

  • Cidades (destrutíveis)
  • Rotas de troca entre cidades
  • Marinha
  • Ninjas
  • Tesouros perdidos
  • Steampunks (talvez - parece forçar demais da conta o_O")

Ninjas

Obviamente colocados dentro do jogo pelo fator cômico, estão geralmente atrelados a uma região específica, mas ficam concelados até decidirem se revelar. Podem andar em cima da água, teleportar, e atirar shurikens explosívos (fuckyeah).

Um pouco mais seriamente, podem aparecer em ilhas do tesouro.

Tesouros Perdidos

Versão NPC dos tesouros dos piratas, talvez atreladas a monstros marinhos.