Jogo de estratégia de cartas (tcg)

From USPGameDev Wiki
Jump to navigation Jump to search

Dama Casamenteira

Dama Casamenteira é o nome de um jogo de cartas criado, em 2005, pelos jovens estudantes Guilherme Pinho Meneses e Rafael Costa Abreu Lopes, durante uma sonolenta aula de biologia do colégio. Inspirado em card games de sucesso nos EUA, como Magic: The Gathering, Yu-Gi-Oh! e Pokémon TGC; Dama Casamenteira se diferencia de seus semelhantes por ser um jogo mais casual e com menos complicações. Nada de colecionar cartas ou de regras super avançadas. Dama Casamenteira, pelo contrário, foi criado a partir de um baralho de cartas comum. Essa característica do jogo é o seu ponto forte, pois atrai qualquer tipo de jogador. Os card games americanos sempre se restringiram a certo tipo de público, que é fiel, porém restrito: os amantes de jogos de videogames, de desenhos japoneses, e dos card games tradicionais. Dama Casamenteira por sua vez, sobretudo, é um jogo genérico, para ser jogado com os amigos, assim como o truco ou o pôquer.

Desenvolvimento: Este produto já foi testado, corrigido e aprimorado continuamente desde a sua invenção original. As regras passaram por várias modificações até se consolidar no que temos hoje. As várias sessões de jogos deram evidências do sucesso que o produto pode vir a alcançar, de tamanho o divertimento dos jogadores durante os jogos.

Regras

O jogo em si remonta à um ambiente medieval, onde cada jogador representa um “feudo”, ou castelo. O objetivo do jogo é destruir o castelo de todos os seus oponentes. Os castelos têm 10 pontos de vida, que correspondem à estrutura física do castelo. Estes castelo podem sofrer ataques, acumulando danos, que reduzem os pontos de vida até chegarem a 0. No momento em que um castelo perder todos os seus pontos de vida, o jogador correspondente está eliminado do jogo.

Cartas

Valetes: 1 ponto

J♣ - Valete Pau Paulada Pura - sempre ganha os empates.

J♥ - Valete Amante - não deixa o efeito da "Dama Casamenteira" funcionar.

J♠ - Valete Quebrador de Armas - quebra uma arma do oponente por rodada.

J♦ - Valete Fusão - cria a "Fusão-Deus" quando unida à "Dama de Pique".


Damas: 2 pontos

Q♣ - Dama de Paus - ela pode se sacrificar para o seu maridão Rei Deus entrar em campo. Nesse caso o Rei Deus só precisaria de um sacrifício, e não dois.

Q♥ - Dama Casamenteira - rouba um Rei do oponente a cada rodada.

Q♠ - Dama da Morte - ao matar um oponente, a dama da morte pode efetuar um novo ataque com poder igual ao seu ataque menos o ataque do oponente morto previamente.

Q♦ - Dama Fusão - cria a "Fusão-Deus" quando unida ao "Valete de Pique".


Reis: 3 pontos

K♣ - Rei Deus - deve sacrificar 2 monstros do próprio campo para envocá-lo. Tem 5 pontos de ataque e pode equipar armas de qualquer naipe.

K♥ - Rei de Coração - quando equipado com o Escudo dos Dois Corações o efeito do Escudo dura por +2 rodadas.

K♠ - Rei de Espada - equipando o Às de Espadas, quando ele for acionar o poder de dobrar o valor de ataque, o Rei de Espada não morre, somente a arma é descartada.

K♦ - Rei de Pique - quando equipado com os "Três Piques da Destruição Eterna" pode atacar diretamente o castelo do oponente.


Armas: +1 ponto

1♣ - Pau Único

1♥ - Coração

1♠ - Às de Espadas - dobra um ataque de uma criatura e depois a mata.

1♦ - Pique


Armas: +2 pontos

2♣ - Pau

2♥ - Escudo dos Dois Corações - protege a criatura de qualquer dano por duas rodadas.

2♠ - Espada

2♦ - Pique


Armas: +3 pontos

3♣ - Bô do Mestre Kanei - pode atacar todos os monstros do oponente em um só golpe.

3♥ - Coração

3♠ - Espada

3♦ - Três Piques da Destruição Eterna - quando equipado no "Rei de Pique" pode atacar diretamente o castelo do oponente.


Magias: efeitos

7♣ - Anulador de Magias – cancela o efeito de uma magia.

7♥ - Pacificador – nenhum jogador pode ser atacado por três rodadas.

7♠ - Destruidor de Monstros – mata uma criatura instantaneamente.

7♦ - Mudador de Alvo – troca o alvo do ataque de um monstro para outro monstro.