Horus Eye

From USPGameDev Wiki
Jump to: navigation, search

Descrição do projeto

História

Horus Eye é o primeiro jogo-projeto do USPGameDev. Sua idéia surgiu em novembro de 2009, na reunião que deu início ao grupo.

A proposta inicial era fazer um jogo 2D de ação tipo arena. Um personagem seria controlado pelo típico WASD, e atacaria com o mouse. A idéia geral lembrava bastante jogos como Boxhead ou Zombie Apocalypse.

Em seguida se discutiu qual seria a ferramenta usada na sua criação. Consideraram-se as linguagens de programação C++ e Java, assim como as bibliotecas gráficas SDL, Allegro e OpenGL. Por fim decidiu-se na implementação em C++ com SDL, devido a portabilidade, boa documentação e facilidade.

Estranhamente, o enredo do jogo foi decidido só depois de suas funcionalidades, uma vez que o grupo era composto em sua maioria por programadores do curso de Bacharelado em Ciências da Computação (BCC) no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, e portanto pensavam de acordo com sua área de conhecimento. Pelo mesmo motivo, o enredo produzido para o Horus Eye é bem simples e notavelmente monótono.

O processo de produção do jogo seguiu-se pelo primeiro semestre de 2010, com grandes dificuldades na produção da engine: demorou-se muito até que se pudesse ver algum resultado visual. No entanto, terminada essa parte - um pouco antes do meio daquele ano - o desenvolvimento do jogo acelerou consideravelmente. O mês de julho foi praticamente dedicado à produção de funcionalidades de jogabilidade e acabamento gráfico do jogo. Em outubro de 2010, durante a semana do BCC, o jogo foi oficialmente lançado em sua versão 1.0.0.

Metodologia de trabalho

Até o início do segundo projeto, a metodologia de trabalho no Horus Eye se resumia a escrever em uma lousa as tarefas a serem feitas, marcando aquelas que iam sendo completadas.

Atualmente estamos usando um variação experimental de Scrum.

Dificuldades encontradas

Enredo

Personagens

História

Gameplay

Objetivos

Interface Geral

Controles e jogabilidade

Inimigos

Itens

Habilidades

Design Document

Design Document do Horus Eye.

Histórico de Versões

1.0.0

Data de lançamento: 15 de outrubro de 2010

Primeira versão oficialmente lançada. Notadamente reconhecida pelos seguintes bugs:

  • Em alguns windows, devido a problemas com o arquivos de configurações, o jogo não conseguia abrir.
  • Algumas funções de auxílio ao desenvolvimento (aka cheats) não foram retiradas do código antes de lançar o jogo.
  • Caso alguém (milagrosamente) vencesse todas as fases do jogo, tudo que veria seria uma tela preta, pois a imagem de vitória por algum motivo desconhecido não foi enviada junto com o release.

1.0.1

Data de lançamento: 8 de novembro de 2010

Segunda versão oficialmente lançada. Consertou todos os bugs da versão anterior. É a mais atual versão estável do Horus Eye.

Documentação

Documentação da Framework

Meta Atual

TODO List

  1. Para o release atual (1.1.X):
    • Definir licença da Engine.
  2. Futuros releases:
    • Documentar a Engine. (para já ficar de acordo com o release 2.0)
    • Acabamento do Editor (Ajuda e ferramentas de alto nível).
    • Sistema de GUI.
    • Mais features de level design (portas, chaves, puzzles...).
    • Enredo.
    • Novos itens, inimigos e habilidades.
    • Novo sistema de magia - Scarab System
    • Horus_Eye/Drafts_de_fases