Flame Crest

From USPGameDev Wiki
Jump to: navigation, search

Flame Crest é um novo projeto do USPGameDev. Consiste em um jogo/engine livremente baseado na série de jogos Fire Emblem.

A Proposta

Basicamente, a ideia de fazer um jogo/engine baseado na série Fire Emblem surgiu do interesse de alguns membros pela série e das possibilidades de aprendizado e de experiência em implementar um jogo e um conceito que sabemos ser bem sucedido. Mas como obviamente nem todos estão familiarizados com a série homenageada, dedicamos um espaço aqui para brevemente apresentá-la, assim como para contextualizar o que vem depois.

Fire Emblem: um gênero

A série Fire Emblem (desenvolvida pela Intelligent Systems, que também desenvolveu uma série com estilo bem parecido, Advance Wars) constitui praticamente um gênero particular dentro dos jogos de Estratégia por Turnos (Turn-Based Strategy, ou simplesmente TBS). Todos os jogos da franquia seguem o mesmo padrão: o enredo se passa em algum mundo fantástico medieval com guerreiros e magos de vários tipos; e as aventuras costumam ser baseadas em guerras entre nações, reis e diferentes raças. A história avança em capítulos (somando em médio algo em torno de 30 capítulos por título da série), e caca capítulo tem pelo menos uma batalha, nas quais o jogador precisa controlar inteligentemente seu exército para derrotar as forças inimigas.

Uma batalha consiste de uma sequência de turnos intercalados entre o jogador e a AI do inimigo, embora às vezes haja outras forças participando também, de maneira que elas tenham direito a um turno próprio. Durante seu turno, o jogador ou a AI movem as unidades de seu exército em um campo de batalha organizado em uma malha ou grade quadriculada, atacando as unidades adversárias quando for propício. As unidades podem apresentar diferentes tipos de movimento. Um ataque resume-se em um confronto direto entre duas unidades, e aplicam-se uma série de regras. Unidades em geral adquirem experiência, podendo avançar níveis e ficar mais fortes, e também possuem itens. Os principais itens são as armas, mas também há itens de cura, chaves, jóias e outras coisas.

Dentre as principais características das mecânicas de batalha da série Fire Emblem, destacam-se:

  • Simplicidade no cálculo de danos causados entre unidades, assim como das probabilidades de acerto e de dano crítico.
  • Em geral, quando uma unidade ataca outra, a unidade atacada revida imediatamente.
  • Em certas ocasiões, unidades particularmente rápidas podem atacar duas vezes em um mesmo confronto.
  • Conforme as armas são usadas, elas desgastam-se até quebrar, sendo necessário repô-las.
  • Existem várias classes às quais uma unidade pode pertencer, cada uma com características específicas.
  • Normalmente existem classes de primeiro e de segundo grau. Classes de primeiro grau podem avançar para uma de segundo grau quando certas condições são satisfeitas.

Flame Crest: metas e objetivos

A proposta inicial do Flame Crest é simplesmente imitar as mecânicas da série Fire Emblem, com algumas mudanças como permitir mapas hexagonais ao invés de quadriculares e alguns cálculos de batalha revisados. Para poder usufruir das mecânicas e, bem, jogar de fato, começaremos com apenas a mecânica de uma batalha em um mapa padrão, sem enredo ou capítulos. O jogador poderá montar seu exército à vontade e partir para a luta. Aos poucos adicionaremos funcionalidades de gravar os dados do seu exército, criar mapas novos e, eventualmente, criar suas próprias campanhas. Além disso, queremos implementar jogabilidade multiplayer tanto offline quanto online, assim como uma AI minimamente desafiadora para se jogar sozinho.

Recursos técnicos utilizados

Mecânicas

Referências

TODO gamefaqs sweet links