Determinando o que você quer em seu jogo

From USPGameDev Wiki
Jump to: navigation, search

Básico

Mais que provalmente você quer que seu jogo tenha naves disparando, pontuações extraordinárias, quests divertidas e histórias épicas. Você quer que seu game tenha as todas qualidade que você gosta e que receba o prêmio de GOTY.

Mas... se você parou para pensar um pouco, nem tudo sinergisa com tudo, excesso de explosões não deixa muito espaço para umas história elaborada; Ou pior que isso, se você já tentou desenvolver: Não há recursos (incluíndo tempo) para conciliar e fazer tudo isso! Então só há uma saída, realizar a trágica (Oh! O drama!) escolha: O que eu quero no meu jogo?

Sim, isso pode ser muitoooo difícil... a melhor maneira de começar é estabelecer os valores que você quer! - Valor? Mas que tralha é essa?

Bem, valor é o benefício que você procura atingir com o produto. Por exemplo: O valor da água é ele saciar a sede. O do dinheiro é adquirir outros bens e O de game pode ser divertir o jogador, como também gerar aprendizado para seu criador. A visão por valores deixa de centrar no objeto em si para concentrar-se em suas consequências.

Mas tem uma sacada que você já deve ter percebido, o valor é direcionado a uma pessoa. Fazer um jogo não é necessáriamente divertido para seu desenvolvedor, como também seu jogador provalvelmente não aprenderá programação jogando seu game. (A ser que seja o TIS-100...) Essas relações de quem gera valor para quem, são chamadas de cadeia de valor.

Cadeia de valor.png

Uma cadeia de valor básica, sinta-se livre para mais elementos dependendo de quem você quer interagir

Uma vez determinados os valores e para quem destinam, você pode determinar o que você quer colocar no jogo baseado no que eles contribuem as pessoas. Mas e se os lementos não ajudarem a alcançar os valores? Ou os readapta para terem algum valor, ou você corta eles. (No seco mesmo)

É muito importante ao mesmo tempo que você decide o que fazer também se decida o que NÂO FAZER, se não há planejamento, já que irá tentar fazer tudo.