Determinando o que você quer em seu jogo

From USPGameDev Wiki
Jump to navigation Jump to search

Básico

Mais que provalmente você quer que seu jogo tenha naves disparando, pontuações extraordinárias, quests divertidas e histórias épicas. Você quer que seu game tenha as todas qualidade que você gosta e que receba o prêmio de GOTY.

Mas... se você parou para pensar um pouco, nem tudo sinergisa com tudo, excesso de explosões não deixa muito espaço para umas história elaborada; Ou pior que isso, se você já tentou desenvolver: Não há recursos (incluíndo tempo) para conciliar e fazer tudo isso! Então só há uma saída, realizar a trágica (Oh! O drama!) escolha: O que eu quero no meu jogo?

Sim, isso pode ser muitoooo difícil... a melhor maneira de começar é estabelecer os valores que você quer! - Valor? Mas que tralha é essa?

Bem, valor é o benefício que você procura atingir com o produto. Por exemplo: O valor da água é ele saciar a sede. O do dinheiro é adquirir outros bens e O de game pode ser divertir o jogador, como também gerar aprendizado para seu criador. A visão por valores deixa de centrar no objeto em si para concentrar-se em suas consequências.

Mas tem uma sacada que você já deve ter percebido, o valor é direcionado a uma pessoa. Fazer um jogo não é necessáriamente divertido para seu desenvolvedor, como também seu jogador provalvelmente não aprenderá programação jogando seu game. (A ser que seja o TIS-100...) Essas relações de quem gera valor para quem, são chamadas de cadeia de valor.

Cadeia de valor.png

Uma cadeia de valor básica, sinta-se livre para mais elementos dependendo de quem você quer interagir

Uma vez determinados os valores e para quem destinam, você pode determinar o que você quer colocar no jogo baseado no que eles contribuem as pessoas. Mas e se os lementos não ajudarem a alcançar os valores? Ou os readapta para terem algum valor, ou você corta eles. (No seco mesmo)

É muito importante ao mesmo tempo que você decide o que fazer também se decida o que NÂO FAZER, se não há planejamento, já que irá tentar fazer tudo.